1

Iniciativas


Iniciativas focadas em ações de prevenção e promoção à saúde de acordo com a necessidade de cada pessoa.




Consultor de Bem-Estar

Objetivo: Capacitar os Segurados de forma personalizada a mudar os comportamentos que impactam em sua saúde e bem-estar, reduzindo os riscos a médio e longo prazo.

Público-alvo: Segurados com mais de 18 anos que adotam um estilo de vida inadequado e necessitam de orientação para adquirir hábitos saudáveis quanto às áreas: parando de fumar, controle do peso, prevenindo a depressão, controle do estresse, adesão a consultas, adesão a medicamentos, cuidado pessoal, ginástica e exercícios e alimentação saudável.

Modelo de Cuidado: Aconselhamento personalizado realizado pelos Consultores de Bem-Estar (Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Educação Física). O contato é feito de forma ativa e receptiva, por telefone, e-mail ou SMS. Os profissionais dão suporte nas áreas de foco (áreas de risco) e se baseiam no nível de prontidão para mudança comportamental do segurado.

Qual é a duração? Duração estimada de um ano ou de acordo com a evolução do segurado em relação à sua mudança comportamental.

Abrangência: Nacional.


Mais informações






Envelhecimento Saudável

Objetivo: Promover o envelhecimento saudável, a preservação da autonomia e manutenção da sua capacidade funcional.

Público-alvo: Segurados acima de 65 anos, exceto se as necessidades ultrapassarem os serviços oferecidos na Iniciativa.

Modelo de Cuidado: Monitoramento telefônico realizado por equipe multidisciplinar, onde é avaliado o estado de saúde por meio de questionários que abordam temas como memória, manutenção da autonomia, importância da integração social, riscos de quedas, estado nutricional, entre outros. Essa avaliação permite que o segurado conheça melhor o seu perfil de saúde e trabalhe nos problemas levantados conforme plano de ação. Se houver necessidade, poderá receber visita domiciliar, a cada seis meses, após avaliação do prestador de serviço.

Qual é a duração? Tempo indeterminado. A permanência na iniciativa dependerá da evolução, necessidade e interesse do Segurado em seguir as recomendações propostas e a frequência dos contatos será estabelecida de acordo com a necessidade.

Abrangência: Nacional.


Mais informações






Doenças Crônicas

Objetivo: Manter o controle clínico das doenças crônicas, reduzir os períodos de instabilidade clínica, internações e consultas no pronto-socorro.

Público-alvo: Segurados de 18 a 64 anos, portadores de diabetes, cardiopatias ou doenças pulmonares crônicas com sinais de complicação.

Modelo de Cuidado: Monitoramento telefônico realizado por equipe multidisciplinar. As orientações são focadas nos riscos de um hábito de vida inadequados, evolução da doença quando não adequadamente acompanhada, sinais e sintomas de urgência e descontrole da doença. O plano de ação é estabelecido considerando as necessidades de saúde identificadas e são priorizadas de acordo com a condição de saúde apresentada.

Qual é a duração? O tempo de permanência na iniciativa dependerá da evolução, necessidade e interesse do Segurado em seguir as recomendações propostas.

Abrangência: Nacional


Mais informações






Coluna Ativa

Objetivo: Auxiliar na redução e controle de complicações relacionadas a problemas de coluna. Melhorar o desfecho clínico, diminuir o absenteísmo, melhorar o nível de satisfação do segurado, podendo reduzir a necessidade de cirurgias futuras.

Público-alvo: Segurados a partir de 7 anos de idade, com patologia na coluna vertebral, exceto, condições decorrentes de trauma, tumores e má formações congênitas.

Modelo de Cuidado:
O perfil de cada segurado pode ser classificado em baixa, média e alta complexidade.

  • Baixa e média complexidade acompanhamento por tele monitoramento e visitas domiciliares com fisioterapeuta por 12 meses.
  • Alta complexidade encaminhamento para clínica da rede referenciada, onde será realizado o tratamento com uma equipe multidisciplinar. Este tratamento varia de 2 a 3 meses. Após esse período, serão direcionados para o telemonitoramento, onde serão acompanhados até concluir os 12 meses da iniciativa. A iniciativa oferece o OMT (Orientação Médica Telefônica), um canal receptivo 24 horas, para dar informações e tirar as dúvidas de saúde do segurado.

Qual é a duração? 12 meses

Abrangência: São Paulo capital e região ABC.


Mais informações






Coluna In Company

Objetivo: Tratar e prevenir lesões na coluna vertebral, bem como orientar sobre cuidados posturais, alongamento e fortalecimento. Promover o alívio das dores musculoesqueléticas, prevenir lesões futuras e evitar evolução para cirurgias.

Público-alvo: Segurados acima de 18 anos com dor de coluna, desde que não tenha indicação cirúrgica.

Modelo de Cuidado: É realizado na própria empresa do Segurado. Durante todo o tratamento (12 encontros), utiliza-se a Ginástica Holística - Método Ehrenfried, uma forma de trabalho corporal que atua em três níveis: pedagógico, preventivo e terapêutico. Com mais de 800 movimentos diferentes, a prática promove alongamento e alinhamento, ao mesmo tempo em que relaxa e fortalece, devolvendo o bem-estar corporal. Além do acompanhamento presencial, contamos também com um suporte virtual, o Portal da Postura, onde o cliente pode assistir e seguir movimentos específicos orientados para o seu tratamento.

Qual é a duração? Aulas presenciais durante 12 semanas, 1vez por semana durante 1 hora. Aulas virtuais via Portal da Postura durante 9 meses.

Abrangência: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná


Mais informações






ArticulAção

Objetivo: Orientar os Segurados com Artrite Reumatoide, Fibromialgia, Artrite Psoriásica e Espondilite Ancilosante quanto aos sintomas, sinais e cuidados necessários para evitar complicações e manter a qualidade de vida por meio de adesão ao tratamento e mudança do hábito de vida.

Público-alvo: Segurados com diagnóstico de artrite reumatoide, fibromialgia, artrite psoriásica e espondilite ancilosante.

Modelo de Cuidado: Intervenção: Palestras presenciais ou monitoramento mensal realizado por meio de visitas domiciliares para avaliação e orientação sobre qualidade de vida e autonomia funcional, que abordam temas como: Fidelização ao médico e ao plano de consultas; Uso regular do medicamento; Realização dos exames de controle; Aquisição de hábitos compatíveis ao status clínico.

Qual é a duração? De acordo com a condição clínica do Segurado.

Abrangência: Nacional.


Mais informações






Oncologia

Objetivo: Oferecer suporte e orientação ao segurado no momento do diagnóstico, durante o tratamento, até a remissão da doença ou indicação de cuidados paliativos; promover conforto emocional e apoio ao paciente e aos familiares, acompanhar a integração da relação médico-paciente, reforçando as condutas do médico e prevenindo as complicações e a descompensação do quadro clínico por meio de orientações, evolução da condição de saúde, cuidados para a prevenção das complicações.

Público-alvo: Segurados com doenças oncológicas, sem limitação de idade.

Modelo de Cuidado: Monitoramento telefônico realizado por equipe multidisciplinar, atendimento telefônico 24 horas, visitas domiciliares realizadas por uma equipe multidisciplinar quando for necessário.

Qual é a duração? Durante o período do tratamento, até a remissão da doença ou finalização dos cuidados paliativos.

Abrangência: Nacional


Mais informações






Futura Mamãe

Objetivo: Orientar a gestante de risco quanto aos cuidados necessários com a alimentação, atividade física, exames preventivos, importância das consultas médicas programadas, relacionamento com o médico ginecologista/obstetra, além dos cuidados após o nascimento do bebê.

Público-alvo: Gestantes menores de 18 anos ou com 35 anos ou mais, com tempo de gestação de até 30 semanas, gestação múltipla, gestantes hipertensas, diabéticas, cardiopatas ou com histórico de doenças em gestações anteriores em qualquer idade gestacional.

Modelo de Cuidado: Monitoramento telefônico mensal, realizado por enfermeiras e nutricionistas, que abordam orientação nutricional, atividade física, sinais de pré-eclâmpsia, sinais de trabalho de parto e amamentação. São realizadas de 3 a 6 visitas domiciliares (com opção de atendimento via internet), com uma visita após o nascimento do bebê.

Qual é a duração? Durante a gestação e até o 4º mês de vida do bebê.

Abrangência: Nacional


Mais informações






Atenção no Alto Risco

Objetivo: Assegurar o processo de estabilidade do Segurado seja no pós-alta hospitalar ou por outras situações agravantes ou transitórias. Esclarecer dúvidas em relação ao uso de dispositivos invasivos (sondas, cateteres), curativo, medicações, etc. Criar um ambiente de conforto para paciente e família e evitar a reospitalização desnecessária, garantindo a qualidade e segurança.

Público-alvo: Segurados no pós-alta hospitalar de casos com maior complexidade (acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, em uso de sonda nasoenteral, vesical, gastrostomia), curativos complexos e necessidade de orientação ao cuidador.

Modelo de Cuidado: Monitoramento telefônico e visitas domiciliares, realizadas por equipe multidisciplinar, com orientações sobre a sequência adequada de tratamento com segurança e estabilidade do paciente e tranquilidade dos familiares.

Qual é a duração? Até três meses.

Abrangência: Nacional


Mais informações